O Poder da Palavra, e o Poder do Coração Fértil!
A parábola do Semeador é uma das mais conhecidas de Jesus e está registrada e Mateus 13:1-23; Marcos 4:1:20 e Lucas 8:4-15. Ela fala sobre diferentes tipos de solo onde a semente do Evangelho é lançada, representando a maneira como as pessoas recebem a Palavra de Deus.
Pr. Inivaldo Bittencourt
4/3/20255 min read


Estudo sobre Mateus 13:10-17 – O Semeador
Em Mateus 13, Jesus começa a ensinar por parábolas, um método didático que usava histórias do cotidiano para ilustrar verdades espirituais profundas. Naquele dia, Jesus estava à beira do mar da Galileia e uma grande multidão se reuniu para ouvi-lo. (Você tem se reunido com sua família para ouvi-lo?) Então, Ele entrou num barco e começou a ensinar sobre o Reino de Deus.
Quando eu falo em barco, falo de ministério, e sua família é um ministério que Deus entregou em suas mãos para cuidar e servir. Jesus quer entrar em seu barco, ou seja, em sua família, e você tem permitido?
Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, Comigo.”
A parábola do semeador é a primeira de uma série de parábolas que Jesus conta neste capítulo e seve como base para entender as demais.
O Semeador e a Semente
A – O Semeador representa o nosso Senhor Jesus e, por extensão, todos os que pregam o Evangelho.
B – A Semente é a Palavra de Deus (Lucas 8:11). Apocalipse 19:13
C – Solo, eu e você e as pessoas deste mundo.
A diferença nos resultados não está na semente, mas no solo onde ela cai, ou seja, na condição do coração que recebe a mensagem.
Em Mateus 13, Jesus conta a Parábola do Semeador e, logo em seguida, seus discípulos perguntam:
“Por que lhes falas por parábolas?” (Mateus 13:10)
A resposta de Jesus revela um princípio espiritual muito importante:
“Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Porque ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.” (Mateus 13:11-12)
O que Jesus quis dizer com essa afirmação? Ele está falando sobre a condição do coração de cada pessoa e como isso afeta seu entendimento espiritual. Vamos aprofundar esse ensinamento.
1. O Que Significa “A vós é dado Conhecer os Mistérios do Reino”?
Jesus está dizendo que seus discípulos têm acesso a verdades espirituais mais profundas porque seus corações estão abertos para receber a Palavra.
• Eles ouviram, creram e seguiram Jesus.
• Eles desejavam aprender e entender o Reino de Deus.
João 10:27 – “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e Eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos”.
Em contraste, muitos da multidão, especialmente os fariseus, ouviam as mesmas palavras, mas não compreendiam por que seus corações estavam endurecidos.
Isso nos ensina que a revelação de Deus não depende apenas de conhecimento intelectual, mas da disposição do coração para receber e obedecer.
2. “Ao que tem, se lhe dará, e terá em Abundância”
Essa frase pode parecer estranha à primeira vista, mas Jesus está dizendo que quem valoriza a Palavra de Deus e busca conhecê-la, receberá ainda mais entendimento e crescimento espiritual.
Veja outros versículos que reforçam esse princípio:
• Provérbios 9:9 – “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.”
• Lucas 8:18 – “Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver, lhe será dado; e a qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado.”
Ou seja, quanto mais abrimos nosso coração para Deus, mais Ele nos dá entendimento, graça e revelação.
3. “Ao que não tem, até o que tem lhe será Tirado”
Aqui, Jesus está falando sobre aqueles que rejeitam ou negligenciam a Palavra. Mesmo que tenham algum conhecimento superficial, isso será perdido porque:
• Não valorizam o que receberam.
• Deixam que preocupações, orgulho ou incredulidade os impeçam de crescer espiritualmente.
Exemplos na Bíblia:
• Os fariseus ouviram Jesus, mas resistiram à verdade, tornando-se ainda mais cegos espiritualmente.
• O jovem rico (Mateus 19:16-22) ouviu a verdade, mas não quis abrir mão de suas riquezas e perdeu a oportunidade de seguir Jesus.
• Os que honram com os lábios (Mateus 15:8) “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
4. A Conexão com a Parábola do Semeador
Jesus explicou que existem diferentes tipos de solo, representando diferentes tipos de corações:
1. Solo à beira do caminho – Corações endurecidos, onde Satanás rouba a Palavra. Eles ouvem, mas não compreendem a Palavra, conhecido como corações insensíveis.
O diabo, como as aves da parábola, vem e rouba essa semente antes que ela possa germinar. Essas pessoas podem até ouvir a Palavra, mas não refletem sobre ela, permitindo que seja rapidamente esquecida.
2. Solo pedregoso – Corações superficiais, que abandonam a fé diante das dificuldades. Eles não tem raízes profundas em si mesmos. Quando surgem dificuldades ou perseguições, rapidamente abandonam a fé. São pessoas emocionais, mas sem compromisso real com Cristo.
3. Solo com espinhos – Corações divididos, sufocados pelas preocupações e riquezas deste mundo. Representa pessoas que ouvem e até creem na Palavra, mas são sufocadas pelas preocupações da vida e pelo amor às riquezas. Seu coração está dividido entre Deus e o mundo. Elas podem até crescer um pouco espiritualmente, mas nunca produzem frutos maduros. Está escrito em:
Tiago 4:4 – “Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus”.
4. Boa terra – Corações férteis, que ouvem, compreendem e dão frutos. Esse solo representa aqueles que ouvem, compreendem e aplicam a Palavra de Deus em suas vidas. Eles são frutos, ou seja, produzem boas obras, demonstram transformação e crescem espiritualmente. O fruto varia de pessoa para pessoa, mas todos que têm um coração fértil para Deus gerarão bons resultados.
1 Coríntios 2:14 – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
Aqueles que são boa terra receberão cada vez mais revelação e crescimento espiritual. Já aqueles que têm um coração endurecido perderão até mesmo o pouco entendimento que possuem.
5. Como Podemos Ser Boa Terra?
1. Tenha um coração humilde e ensinável – Deus revela seus segredos aos que o buscam com sinceridade.
Jeremias 29:13-14 – “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.
2. Medite na Palavra – Quanto mais nos aprofundamos na Escritura, mais Deus nos revela.
Tiago 1:22 – “Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando a vocês mesmos”.
3. Pratique o que aprende – O conhecimento sem aplicação se torna inútil.
4. Rejeite as distrações e preocupações do mundo – Não deixe que as riquezas ou problemas sufoquem sua fé.
1 Timóteo 6:10 – “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; o que apetecendo alguns, se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores”.
5. Busque ter comunhão com o Espírito Santo – Ele nos ajuda a compreender e aplicar a Palavra de Deus. O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo. João 8:16
A declaração de Jesus em Mateus 13:11-12 nos ensina uma verdade poderosa: o nosso crescimento espiritual depende de como recebemos a Palavra de Deus.
• Se tivermos um coração fértil e desejarmos crescer, Deus nos dará mais entendimento e bênçãos.
• Se formos negligentes ou endurecermos nosso coração, podemos perder até mesmo a pequena luz que já temos.
A pergunta final é: como está o seu coração? Você está disposto a ser uma boa terra para receber a Palavra e dar frutos?
Que Deus nos ajude a ser discípulos que recebem e multiplicam o conhecimento do Reino!
Se você gostou deste estudo compartilhe com pessoas, famílias que precisam ser restauradas. Vamos ser aplicadores, da Palavra e do Reino de Deus.
Deus abençoe sua vida ricamente em nome do Senhor Jesus.